Close

24 Maio, 2023

Descubra os 8 maiores benefícios do riso para os idosos

O riso é uma das melhores formas de expressar alegria e felicidade, mas, além disso, também traz muitos benefícios para a saúde, e especial para os idosos. São vários os estudos que demonstram que o riso pode melhorar a qualidade de vida dos idosos de várias maneiras.

O envelhecimento pode trazer muitos desafios, como alguns problemas de saúde, perda de mobilidade, isolamento social e, até mesmo, depressão. Por isso, o riso pode ser um importante aliado para aliviar esses problemas e melhorar o bem-estar geral dos idosos.

Gostava de saber como?

Quais os benefícios físicos do riso para os idosos?

Está mais do que provado que o riso traz muitos benefícios para a saúde física e emocional. No caso dos idosos, em particular, o riso pode ser especialmente benéfico, ajudando a melhorar a sua qualidade de vida. Os benefícios físicos do humor foram comparados a exercícios aeróbicos BERK1. O estudo da autobiografia de 180 freiras católicas2 estabeleceu uma associação entre o estado emocional positivo e a longevidade.

A nível físico, estes são alguns dos benefícios que podemos destacar.

  1. Melhora a função cardiovascular

O riso pode ajudar a melhorar a função cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo a tensão arterial. Isso pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, que são comuns em idosos. Segundo um estudo de Fry3, rir cem vezes durante o dia tem os mesmos efeitos cardiovasculares que fazer exercícios de remo durante 10 minutos.

  1. Fortalece o sistema imunitário

Esta é uma atividade que ajuda a fortalecer o sistema imunitário, fundamental na prevenção de infecções e doenças.

  1. Alivia a dor

O riso pode ajudar a reduzir a perceção da dor nos idosos, aumentando a produção de endorfinas no cérebro. Isto é muito importante para idosos que sofrem de dores crónicas.

  1. Melhora a função respiratória

Rir contribui para uma melhoria da função respiratória nos idosos, aumentando a capacidade pulmonar e melhorando a circulação de oxigénio no organismo.

  1. Incentiva a atividade física

O riso pode ser uma forma divertida de estimular a atividade física em idosos, ajudando a melhorar a força muscular, a flexibilidade e, também, o equilíbrio.

Quais os benefícios emocionais do riso para os idosos?

Além de ter efeitos a nível físico, rir com frequência traz ao idoso vários benefícios emocionais. Estes são alguns dos mais importantes.

  1. Reduz o stress e ansiedade

Uma das principais vantagens do riso é que ele pode ajudar a reduzir os níveis de stress. Este é um problema comum entre os idosos, mais ainda para aqueles que lidam com a perda de amigos e familiares, problemas de saúde ou outras condições relacionadas com a idade. Por isso, o riso é uma forma natural de libertar endorfinas, que são hormonas que combatem o stress e promovem um sentimento de bem-estar.

  1. Melhora o humor

Outro benefício emocional do riso para os idosos é que contribui para melhorar o humor. O humor é uma parte importante da saúde emocional e afeta a forma como os idosos lidam consigo próprios e com as pessoas ao seu redor. Quando os idosos riem, o seu humor pode melhorar quase de forma instantânea, o que contribui para que se sintam mais positivos e otimistas em relação à vida.

  1. Estimula a interação social

O riso é essencial para melhorar a comunicação e a interação social. Quando as pessoas riem juntas, sentem-se mais à vontade para partilhar experiências, contar piadas ou histórias engraçadas. Isto cria um ambiente mais descontraído e amigável, que pode ser muito importante para que os idosos se relacionem melhor uns com os outros.

O riso como terapia para os idosos

O estado da arte sobre os efeitos da risoterapia tem reforçado o conhecimento sobre os efeitos positivos na libertação do stress, na diminuição de pensamentos e energias negativas, na melhoria da função pulmonar, na diminuição de problemas cardiovasculares, no fortalecimento do sistema imunológico, entre outros. Deste modo, a risoterapia assume-se como uma excelente terapia complementar que pode ser realizada em indivíduos de todas as idades (crianças, jovens adultos e idosos), contribuindo para a melhoria da saúde física e mental, aumentando a sua qualidade de vida e promovendo uma maior interação social. É uma ferramenta valiosa que deve ser usada como parte de um plano abrangente de cuidados para os idosos4.

Existem vários programas e atividades que utilizam o riso como forma de terapia. Descubra alguns.

Yoga do Riso

Esta prática combina exercícios de respiração, movimentos corporais leves e técnicas de riso em grupo, que estimulam a produção de endorfina e promovem uma sensação de bem-estar. Além de melhorar o humor, o Yoga do Riso pode, também, ajudar a melhorar condições como a tensão arterial, o sono e a digestão.

Terapia do riso

Nesta abordagem, acredita-se que o riso pode ajudar a libertar emoções bloqueadas, a reduzir a ansiedade e a melhorar a comunicação. A terapia do riso pode ser realizada individualmente ou em grupo e pode ser uma opção eficaz para pessoas que lutam contra a depressão, a ansiedade ou stress.

Momentos de humor

Além de atividades específicas, existem muitos programas e eventos que promovem o riso como forma de terapia. Por exemplo, muitos hospitais e centros de saúde oferecem programas de palhaços de hospital, que trazem alegria e momentos de riso aos pacientes internados. Também existem grupos que se apresentam em hospitais e lares para trazer um pouco de humor e alegria aos utentes.

Além de proporcionar momentos de alegria e descontração, o riso tem efeitos positivos na saúde mental e física dos idosos. É importante que os cuidadores e familiares incentivem o riso e o humor na rotina dos idosos, proporcionando diferentes momentos de diversão. 

Conte com o Ankira para apoiar a sua instituição na gestão deste tipo de cuidados aos seus utentes. 

O riso é um ingrediente essencial para uma vida feliz e saudável de todos nós, mas mais ainda dos nossos idosos.


Referências bibliográficas

1. BERK, L. S., Tan, et al. Humor associated laughter decreases cortisol and increases spontaneous lymphocyte blastogenesis. Clin Res 36(3), 435A (1988) 
2. DANNER, D.D., Snowdon D.A., Friesen W.V. Positive emotions in early life and longevity: findings from the nun study. J Person Soc Psyc 80(5), 804-813 (2001)
3. FRY JR W. F. The physiologic effects of humor, mirth, and laughter. JAMA 1;267(13):1857-8 Related Articles, Books, LinkOut (1992) 
4. Videira, Isabel, and Rosa Martins. “Terapia do riso: benefícios no humor e na felicidade dos profissionais de saúde.” Gestão e Desenvolvimento 31 (2023): 103-121.