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Preparar um plano de atividades para utentes em 3 passos

Preparar um plano de atividades para utentes em 3 passos IPSS

Promover atividades estimulantes para a saúde física e mental de pessoas idosas, pode ser um grande desafio. Especialmente quando se trata de atividades para grupos, em IPSS, por exemplo, onde cada utente tem as suas especificidades.   O conhecimento detalhado de cada utente, das suas preferências, limitações e histórico de saúde é um fator imprescindível para […]

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Como reduzir a utilização de papel nas IPSS

Como reduzir a utilização de papel nas IPSS

Sustentabilidade. Esta é uma das palavras mais utilizadas nos dias de hoje. E, felizmente, cada vez mais é fácil encontrar pessoas e empresas a aplicar este conceito no seu dia a dia, em busca de um futuro melhor. Uma das práticas mais simples de implementar nas instituições é a redução de papel. Uma prática que, […]

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Fatores a ter em conta na gestão de lares de idosos

Fatores a ter em conta na gestão de um lar de idosos

Proporcionar bem-estar e conforto, aumentando a esperança média de vida da população é um dos grandes objetivos da sociedade e, que se tem observado com sucesso. Contudo, este feito traz algumas consequências, incluindo o envelhecimento da população. Desta forma, é necessário aumentar as respostas sociais de Lares de Idosos, Centros de Dia e Serviços de […]

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Como melhorar a gestão de recursos humanos nas IPSS

Gestão de recursos humanos nas IPSS

A gestão de recursos humanos, ou gestão de pessoas, nas IPSS é um tema que muito tem vindo a ser estudado – veja, por exemplo, o estudo de caso do Instituto Profissional do Terço, o da Florinhas do Vouga ou o da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior. A falta de meios de trabalho, […]

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A importância da tecnologia nos lares de idosos

Tecnologia nos lares de idosos

A tecnologia mudou a forma como comunicamos, ouvimos música, exercitamos, fazemos compras, jogamos e muito mais. Por isso, não é surpresa que estejamos constantemente a ver as potencialidades e impacte da tecnologia no sector social, mais especificamente nos lares de idosos, casas de repouso, centros de dia e serviços de apoio domiciliário. A tecnologia nos […]

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Novidades: perca menos tempo com tarefas administrativas

Muitas tarefas administrativas de um lar ou apoio domiciliário são repetitivas, demoram demasiado tempo e não acrescentam valor. Nas últimas novidades do Ankira, disponibilizámos algumas funcionalidades desenhadas para que gaste menos tempo com essas tarefas. Alertas de documentos de identificação a expirar Em várias respostas sociais, em particular em estruturas residenciais para idosos, é frequente […]

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Atividades com seniores: boas práticas na conceção e execução

Quando iniciamos uma intervenção neste âmbito, estando responsáveis por dinamizar a área da ocupação dos tempos livres e desenvolvimento pessoal dos seniores, impõe-se o desafio: Quais as atividades que posso/vou/devo dinamizar? O conceito de “atividade” é sobejamente referenciado nesta área do conhecimento/intervenção. Porém, de modo a que produza efeitos benéficos nas pessoas que as frequentam é fundamental refletir […]

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Melhor comunicação interna e outras novidades

Novo sistema de mensagens para uma melhor comunicação interna Telefonemas, reuniões ou recados nos famosos “papelinhos” – a disseminação da informação nos equipamentos sociais para idosos ainda passa, frequentemente, por aqui. Se, com maior ou menor dificuldade, as coisas vão “funcionando”, muitas vezes esta transmissão acaba por se perder ou distorcer. Além disso, quando é […]

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Como registar e gerir ocorrências

Os registos de ocorrências são uma ferramenta fundamental no trabalho de uma equipa envolvida nos cuidados a idosos. Se adequadamente implementados em lares, centros de dia e outras respostas idênticas de cuidados formais, estes registos proporcionam uma melhor comunicação e mais eficaz gestão dos cuidados. Estes registos não devem ficar estanques, como num livro de […]

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Área do Familiar e outras novidades

As últimas atualizações do Ankira trouxeram a possibilidade de partilhar informação do utente a familiares ou outras pessoas de referência, um maior controlo no acesso à nota de alta e um melhor planeamento de cuidados. Área do Familiar (beta) proximidade As instituições têm agora uma nova forma de promover a relação com a família dos […]

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