Close

14 Dezembro, 2022

Festas de Natal: 8 ideias de atividades para desenvolver com os idosos

Festas de Natal: 8 ideias de atividades para desenvolver com os idosos

São muitos os idosos que, habitualmente, passam a época de Natal nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI). Mesmo afastados das famílias, é possível oferecer aos idosos uma quadra festiva de muita alegria, simbolismo e, também, diversão.

Inspirados pelo espírito natalício, preparamos um artigo onde sugerimos 8 atividades que as ERPI’s podem desenvolver com os seus idosos para que estes consigam sentir a magia e o amor sempre associados ao Natal. Além disso, este tipo de atividades ajuda também a estimular a comunicação, a memória, a mobilidade e a coordenação.

Bingo temático

O jogo do bingo é bastante simples de preparar e será, certamente, um momento de grande diversão entre os idosos.

O bingo, além de incentivar a socialização, estimula a concentração e a memória. Ajuda também a treinar a capacidade auditiva, dado que os idosos têm de estar atentos às saídas de novos números.

Para animar ainda mais esta atividade, poderá sugerir que o “apresentador” do bingo se vista de Pai Natal. E lembre-se de escolher um presente bem natalício para o vencedor!

Decoração dos quartos e zonas comuns

Além das decorações que usamos habitualmente, pode incentivar os utentes a criarem as suas próprias decorações. Divida-os em pequenos grupos e disponibilize algum material para trabalhos manuais. Enquanto trabalham em equipa, nada melhor do que ouvir música natalícia.

Além da decoração dos quartos e das zonas comuns da residência, não pode faltar também a árvore de Natal. Incentive os idosos a participarem nesta atividade, pois é uma forma de se sentirem ainda mais envolvidos neste espírito.

Permita que os familiares ou amigos próximos enviem algum elemento decorativo simbólico aos seus familiares para que estes se sintam mais próximos das suas casas. 

Almoço ou lanche com familiares

O Natal é uma época que, por si só, pode deixar os idosos mais sensibilizados e, até mesmo, mais tristes. Mas o facto de estarem longe dos seus familiares não tem de ser uma razão para que esta época seja menos feliz.

Tente organizar alguma atividade onde as famílias dos utentes possam estar presentes, como um almoço ou um lanche, onde todos possam conviver e sentir o carinho que aquece tantos corações nesta altura do ano. 

Confeção de bolachas ou doces de Natal

Esta é uma atividade com diversão garantida. Os idosos vão adorar.

Organize grupos, distribua tarefas e mãos na massa. Escolha a receita e explique a cada um o que deve fazer. No final, nada melhor do que juntar todos à mesa para um lanche animado, com música e um pézinho de dança.

Peça de teatro

Escolha uma pequena encenação de Natal para fazer com os seus utentes. Não são precisos diálogos ou cenas complexas, a ideia é apenas representar de uma forma simples o verdadeiro espírito de Natal.

Se for possível, devem usar roupas e acessórios alusivos ao tema.

Passeio para ver as luzes de Natal exteriores

Independentemente da zona onde se situe a ERPI, existem sempre iluminações que os idosos vão gostar de ver.

Organize grupos pequenos e estabeleça dias e horas para estas saídas ao exterior.

Encontro de gerações

Este tipo de atividade é importante para as duas gerações. Tente que uma escola prepare com os seus alunos mais pequeninos uma música que possam cantar aos mais velhos. Depois deste momento, incentive os utentes a participarem e a cantar com os mais jovens esta música de Natal.

Reavivar a memória

Organize os utentes à volta da sala e pergunte a cada um qual a memória de Natal mais especial que guardam. Escreva-a num papel e afixe num placar onde estarão expostas as memórias de todos os idosos. 

Este pode ser um momento que desperta sentimentos diferentes em cada um, mas o Natal é feito disso mesmo, recordação, amor, nostalgia… Mas no final, o resultado será muito positivo. O espírito de união e alegria fará desta época na sua instituição uma época ainda mais especial.

Deixe-se inspirar com as nossas sugestões e torne o Natal dos seus idosos ainda mais aconchegante.

O Ankira deseja a todos os seus parceiros, clientes e a todas as instituições umas Boas Festas.