Higiene habitacional: guia completo para planeamento de cuidados
A higiene e limpeza do domicílio são fundamentais para assegurar o bem-estar e o conforto dos utentes.
Sempre que necessário, e sempre que os utentes o solicitem, os Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) podem assumir este serviço. Regra geral, são prioritários os casos em que o utente, independentemente das razões, seja incapaz de realizar este tipo de tarefa.
O planeamento de cuidados de higiene habitacional está sujeito a algumas normas que permitem o bom funcionamento deste serviço.
Quais os pilares da higiene habitacional?
Os programas de higiene e limpeza do domicílio devem estar ajustados às reais necessidades do utente. Para isso, deve ser elaborado um plano individual que estabeleça qual o tipo de cuidados e serviços que devem ser prestados a cada um dos utentes.
Além disso, é fundamental que se cumpram algumas condições essenciais para que este processo decorra de acordo com o planeado.
- Todas as normas existentes relativas à segurança, higiene e limpeza das habitações devem ser cumpridas;
- A privacidade, hábitos, necessidades e preferências dos utentes devem sempre ser respeitadas;
- O SAD deve cumprir com rigor o plano definido com o utente.
A segurança e o conforto dos idosos deve sempre ser uma prioridade enquanto se desenvolvem este tipo de ações.
Como desenvolver um plano individual de higiene habitacional?
Para cada utente deve ser elaborado um plano individualizado e adequado às suas necessidades, onde constam algumas informações essenciais:
- Quais os espaços a intervir, quais as tarefas necessárias e respectiva periodicidade;
- Quem são os responsáveis pela execução das tarefas e pela supervisão das mesmas;
- Os horários mais indicados para o serviço (ou o intervalo de tempo em que o serviço deverá decorrer);
- Quais os recursos necessários para a execução destas tarefas;
- Qual o grau de participação do utente ou de outros familiares em cada tarefa.
Que tarefas fazem parte da higiene habitacional?
De entre as várias tarefas que fazem parte do planeamento de higiene e limpeza do domicílio, podemos destacar 4 áreas essenciais.
Limpeza e higienização
Aqui, podemos destacar algumas tarefas como:
- Varrer;
- Aspirar;
- Limpar o pó;
- Limpar e higienizar casas de banho;
- Limpar e higienizar a cozinha.
Arrumação
- Fazer camas de lavado;
- Arejar as várias divisões;
- Tratar do lixo;
- Mudar toalhas das casas de banho;
- Arrumar e organizar gavetas, armários e outros espaços de arrumação;
- Organizar e arrumar os objetos pessoais do utente, mediante os seus hábitos.
Supervisão do domicílio
- Verificar se existe a presença de algum tipo de inseto ou odor invulgar;
- Avaliar o funcionamento de eletrodomésticos, instalação elétrica, etc.;
- Perceber se o idoso tem água e os bens alimentícios necessários;
- Conferir o estado geral de todos os espaços após a realização das tarefas.
Comunicação com outras áreas
É importante que exista uma articulação com outras áreas do SAD para que, caso exista alguma necessidade adicional por parte do utente, esta seja assegurada.
Como assegurar a segurança do utente?
Além da própria execução das tarefas, é muito importante garantir a segurança do idoso quando falamos no acesso ao seu domicílio. Para que isso aconteça, o SAD deve ter regras claras no que diz respeito ao acesso e ao uso das chaves das habitações. Estas regras devem permitir que, em caso de necessidade, seja possível rastrear quem tinha a chave num dado momento.
Além disso, existem algumas boas práticas que os colaboradores podem implementar quando vão executar este serviço.
Para a entrada em casa do utente deve sempre bater-se à porta ou tocar à campaínha e, depois da porta aberta, pedir sempre autorização para entrar.
No momento da saída, além de informar o utente que se vai embora, o colaborador deve perguntar se este necessita de mais alguma coisa, garantindo assim que todas as necessidades estão, naquele momento, satisfeitas.
É importante registar as tarefas de higiene habitacional?
O registo digital das tarefas é fundamental para o bom funcionamento dos serviços e para garantir que o utente recebe os cuidados que necessita.
Todos os cuidados de higiene habitacional prestados devem ser registados, datados e assinados. Além disso, devem sempre constar nos processos individuais dos utentes.
No caso da existência de alguma situação mais complexa ou da impossibilidade de realização de tarefas, deve também fazer-se um registo destas ocorrências. Só assim é possível avaliar e ajustar as ações necessárias.
O Ankira disponibiliza as ferramentas necessárias para o planeamento, registo e controlo dos serviços de higiene habitacional.
O registo destes serviços é hoje indispensável para uma melhoria nos cuidados prestados aos idosos, promovendo sempre a sua saúde e bem-estar.
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