Retrospetiva: Ankira 2020
2020 foi um ano de inúmeros desafios que exigiu o lançamento de novas funcionalidades e melhorias ao nosso programa de gestão para lares de idosos, centros de dia e serviços de apoio domiciliário.
Começámos o ano com diversas novidades mas o contexto atual, em que os idosos são considerados grupo de risco face ao COVID-19, trouxe uma mudança de prioridades. Como tal, fomos ajustando as várias ferramentas já existentes no Ankira mediante as diversas normas que foram sendo divulgadas pela DGS, tais como o plano de higienização de espaços, a identificação de novos utentes e a criação automática de documentos internos.
Neste artigo fazemos uma retrospetiva do que mudou em 2020 no Ankira.
1. Tratamento de roupa
Uma das primeiras novidades de 2020 foi a nova gestão de serviços de tratamento de roupa, inserida no plano individual de cuidados do utente. Este serviço, tão indispensável no dia-a-dia de uma instituição, veio possibilitar:
- O agendamento da recolha e entrega de peças de cada utente;
- O registo das peças na aplicação de Registo;
- O controlo do cumprimento do plano de tratamento de roupa;
- A verificação das peças que se encontram em tratamento (i.e. na lavandaria).
2. Área de AIVD
Foram adicionadas 3 atividades à área de apoio nas atividades instrumentais de vida diária (AIVD), tornando possível o planeamento, registo e monitorização de:
- Acompanhamentos ao exterior;
- Aquisição de bens e serviços;
- Outros serviços, com diferentes parâmetros, conforme as necessidades da instituição.
Estas atividades complementam as atividades de Higiene habitacional e Transporte que já existiam.
3. Ferramenta de monitorização de sintomas
O registo e monitorização de sintomas de utentes e funcionários tornou-se um dos passos mais importantes no despiste de casos de COVID-19 nas instituições. Desta forma, foi criada uma nova funcionalidade que permite:
- Registar e monitorizar sintomas relevantes;
- Registar a temperatura corporal e os níveis de saturação de oxigénio;
- Registar testes de diagnóstico e testes serológicos;
- Consultar e exportar o histórico do utente.
Esta área foi também disponibilizada na aplicação de Registo, de forma a facilitar o seu uso diário.
Em conjunto com o sistema de ocorrências já existente no Ankira, passa a ser possível fazer todo o acompanhamento de casos suspeitos de COVID-19, com registo de informações e ações implementadas, desde o isolamento até ao fecho do caso.
4. Visitas aos utentes
A retoma das visitas aos utentes impôs alguns cuidados. Por este motivo, foi lançada uma nova página dedicada ao agendamento prévio das visitas. Através do Ankira, os funcionários podem calendarizar as visitas aos utentes, registar a hora de entrada e saída das visitas e visualizar mais facilmente o que está agendado para cada dia.
Com esta ferramenta, há ainda um novo conjunto de estatísticas que permitem às equipas perceber rapidamente quantas visitas aos seus utentes houve num mês, quanto tempo duram em média ou quantos (e quais) utentes não têm qualquer visita.
5. Ferramentas de agendamento SAD
O aumento de pedidos de apoio domiciliário às IPSS criou a necessidade de coordenar equipas de forma mais eficiente. Desta forma, a ferramenta de planeamento de horários foi atualizada, com possibilidade de cruzar dados entre a disponibilidade da equipa e os serviços e horários solicitados por cada utente.
6. Melhorias na aplicação de Registo
A aplicação de Registo do Ankira permite que as equipas registem os cuidados e serviços prestados aos utentes e agiliza a comunicação interna. Em 2020 a aplicação recebeu novos serviços e atualizações:
- Otimização do funcionamento sem internet e da sincronização de registos efetuados quando a ligação é restabelecida;
- Incorporação de novas áreas para tratamento de roupa, outros registos AIVD, visitas e monitorização de sintomas COVID-19.
7. Geração automática de documentos para os RH
À semelhança da funcionalidade que já existia para os utentes, disponibilizámos uma nova ferramenta que permite gerar automaticamente contratos, declarações ou outros documentos para os colaboradores.
A partir de qualquer modelo em Word da própria instituição, o Ankira preenche de forma automática os dados pessoais dos recursos humanos para gerar um novo documento, o que permite reduzir os erros e o tempo gasto em tarefas burocráticas.
8. Pesquisa e exportação de RH
A ferramenta de pesquisa e listagem de colaboradores está mais completa. Tal como acontece com os utentes, além de poder aplicar múltiplos critérios para filtrar a listagem pretendida de funcionários, pode também selecionar os campos a obter e exportar para PDF e Excel.
A saúde e segurança dos utentes foi a nossa prioridade mas também procurámos dar resposta às necessidades contínuas das instituições, dentro e fora do contexto de pandemia. Como tal, publicámos 9 artigos, contemplando várias questões relevantes para o bem-estar dos utentes nas instituições.
Tal como este ano, em 2021 pretendemos continuar a dar resposta às necessidades dos clientes Ankira, através do nosso programa de gestão para lares de idosos, centros de dia e serviços de apoio domiciliário.
Se ainda não conhece o Ankira, experimente gratuitamente todas as funcionalidades durante 15 dias ou solicite uma demonstração.