Como melhorar a gestão de recursos humanos nas IPSS
A gestão de recursos humanos, ou gestão de pessoas, nas IPSS é um tema que muito tem vindo a ser estudado – veja, por exemplo, o estudo de caso do Instituto Profissional do Terço, o da Florinhas do Vouga ou o da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.
A falta de meios de trabalho, de comunicação, de desenvolvimento pessoal, de reconhecimento pessoal, de processos de recrutamento e a insatisfação com a rotina de trabalho são alguns dos problemas típicos associados à gestão de recursos humanos e à rotatividade nas IPSS.
Mas como é que pode minimizar esses problemas e melhorar a gestão de recursos humanos na sua IPSS?
1. Inove nos meios de trabalho
Dê aos seus colaboradores a possibilidade de trabalhar com ferramentas inovadoras, em vez do tradicional papel.
O Ankira permite que as equipas das IPSS comuniquem em tempo real os registos dos dados e atividades dos seus utentes durante o turno, aumentando a sua mobilidade.
Além de ser mais prático para a sua equipa, ainda vai conseguir reduzir a utilização de papel na sua instituição e, consequentemente, reduzir os custos.
2. Facilite a comunicação entre a equipa
A falta de comunicação é um dos principais fatores de descontentamento dos colaboradores das IPSS e pode inclusive colocar os seus utentes em risco.
Softwares de gestão de prestação de cuidados a idosos como o Ankira facilitam a comunicação entre toda a equipa, pois:
- Permitem ter os registos centralizados;
- Possibilitam a transmissão dos registos em tempo real;
- Incluem mecanismos de mensagens.
3. Potencie o desenvolvimento pessoal e profissional
A qualidade dos recursos humanos é um fator crítico de sucesso das organizações, independentemente do seu cariz, e a formação é um instrumento fundamental para o seu bom desenvolvimento profissional e pessoal e um fator de motivação para os seus colaboradores.
O Ankira integra uma área para a planificação da formação anual aos colaboradores, o que o irá ajudar a formular estratégias de formação profissional que estejam integradas com estratégia global da sua IPSS.
4. Avalie o seu desempenho e dê feedback
O feedback é considerada a principal ferramenta de medição do desempenho dentro de uma organização.
A implementação de um sistema de avaliação de desempenho irá permitir-lhe reduzir a taxa de rotatividade, pois irá ajudá-lo a orientar os seus colaboradores e a dar-lhes o feedback necessário para melhorarem profissionalmente.
As IPSS que utilizam o Ankira têm acesso rápido aos registos efetuados por cada colaborador. O Ankira permite ainda ter instrumentos para avaliação do desempenho e para avaliação da satisfação.
5. Reduza a insatisfação com a rotina de trabalho
Enquanto alguns colaboradores possam não se sentir reconhecidos pelas tarefas que executam, outros não gostam da rotina monótona que a sua função lhe exige.
A implementação do nosso software para a gestão de prestação de cuidados a idosos, vai permitir-lhe eliminar diversos processos duplicados, como por exemplo, escrever os dados pessoais dos utentes em todos os impressos, e os processos manuais, que não acrescentam valor, como fazer contagens dos produtos consumidos.
6. Selecione os melhores profissionais
O recrutamento é a porta de entrada das pessoas nas organizações e, por isso, ter este processo bem desenvolvido é um fator crítico para o sucesso da organização.
Além disso, ter as pessoas certas nos lugares certos é um trunfo para qualquer IPSS que procure uma cultura fazedora e vencedora.
Com o Ankira, vai poder construir uma bolsa de candidatos e selecionar os melhores colaboradores, atribuindo-lhes etiquetas para, por exemplo, distinguir as suas competências ou a disponibilidade geográfica e horário.
Se ainda não conhece o Ankira, experimente gratuitamente durante um período de 15 dias o nosso software para a gestão de prestação de cuidados a idosos.