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16 Dezembro, 2019

Novidades do Ankira: 2019 em revista 

Software para gestão de IPSS, lares de idosos e centros de dia

O ano de 2019 foi mais um testemunho da velocidade fascinante a que a tecnologia se tem vindo a desenvolver. O Ankira, software para gestão lares de idosos e centros de dia, recebeu mais uma vez várias funcionalidades novas, que tanto impacte têm no dia-a-dia dos seus utilizadores.

Entre as novidades apresentadas no Ankira neste ano de 2019 estão questões tão práticas como novos registos e relatórios de várias ações, alertas ou mesmo a renovada aplicação de Registo. Neste artigo olhamos para as principais novidades do Ankira em 2019 e as respetivas vantagens que estas trouxeram a quem o utiliza.

1. Múltiplos modelos de contrato

Esta foi uma das melhorias mais pedidas pelos utilizadores do Ankira e que ficou disponível logo no início de 2019. 

Antes já era possível gerar automaticamente um contrato de prestação de serviços de um utente a partir de um modelo Word. A partir de janeiro deste ano passaram a estar disponíveis múltiplos modelos de contrato. Esta foi uma novidade que facilitou bastante esta tarefa administrativa, porque além do carregamento de diferentes modelos, permite o uso da funcionalidade para outros documentos como adendas, declarações, etc. 

2. Alertas de documentos de identificação a expirar

Outra das primeiras novidades de 2019 foram os alertas de documentos de identificação a expirar. No dia-a-dia, esta funcionalidade revela-se muito prática para a gestão de documentos de dezenas de utentes. 

Este alerta surge logo no topo da página de utentes (“ativos”), com o nome do utente e do prazo em que o documento de identificação vai expirar. Com estes alertas, é mais fácil ter toda a documentação dos utentes de IPSS, sempre atualizada.

3. Calendário no Módulo de Registo

A partilha de informações e dados entre os vários profissionais numa resposta social para idosos é crucial para o seu bom funcionamento. Por isso, esta atualização mostrou-se bastante útil para as equipas operacionais. Com este Calendário no Módulo de Registo, os eventos passaram a ter visibilidade a 3 níveis: apenas para o utilizador (privado), apenas para o Módulo Base ou para ambos os módulos (opção mais abrangente). 

Desta forma, todos os funcionários da instituição podem ter acesso à informação relativa a consultas (quando concedida a respetiva permissão de acesso), atividades e outros eventos.  

4. Novos indicadores

De forma a facilitar o acesso e leitura de dados da instituição para, por exemplo, a elaboração de relatórios anuais, o Ankira disponibilizou novos indicadores. Em 2019 foram adicionados novos indicadores às seguintes áreas: 

  • Funcionários: onde é possível obter a indicação de funcionários ativos por mês, idade, género e habilitações literárias;
  • Utentes: permitindo a leitura de dados por idade e género dos utentes (abrangendo aqueles frequentaram no ano corrente e os que saíram nesse período) e tempo médio de permanência (global ou apenas para os admitidos no ano corrente);
  • Atividades: com novos indicadores relativos não só à avaliação das mesmas, mas também à taxa de participação e respetiva avaliação individual dos utentes em cada tipologia de atividades.

5. Higiene dos espaços

O Ankira é um software de gestão lares de idosos, centros de dia e casas de repouso que procura ser o mais completo possível. Por isso, em 2019, lançou uma nova funcionalidade relativa à higiene dos espaços. Nesta área é possível: 

  • Planear as tarefas de higiene e limpeza dos espaços e equipamentos da instituição, com a frequência pretendida; 
  • Registar, no Módulo de Registo, essas mesmas tarefas, depois de executadas; 
  • Controlar a execução dos serviços de higiene, face ao planeado no primeiro ponto.

Apesar de cada conta já ter, por definição, espaços e equipamentos atribuídos para a higiene, é possível configurar os mesmos consoante as caraterísticas de cada instituição. 

6. Permissões para as ocorrências

A meio do ano, o Ankira acrescentou uma nova funcionalidade que possibilita definir o tipo de ocorrências a que cada utilizador tem acesso. Mais uma funcionalidade pensada para facilitar o trabalho de todos os profissionais da instituição. Assim, é possível: 

  • Proteger informação sensível dos utentes, restringindo o acesso apenas a alguns técnicos, nomeadamente no que respeita a ocorrências de saúde, por exemplo; 
  • Criar ocorrências para consulta apenas no Módulo Base; 
  • Dar acesso limitado a alguns tipos de ocorrências para profissionais específicos. 

7. Nova App

Esta funcionalidade veio melhorar o Ankira que anda no bolso dos seus utilizadores e permitir que estes trabalhem offline. 

A aplicação de Registo permite que registe cuidados e serviços prestados aos utentes ou comunique com a sua equipa. A maior vantagem é que o pode fazer a partir de qualquer lugar, mesmo sem ligação à internet. 

A aplicação é compatível com Android e iOS. 

8. Relatório de atividade clínica

Com esta novidade, num único clique pode ter acesso ao histórico de atividade clínica de todos os utentes nos últimos 15 dias. Ao consultar este relatório, poderá informar-se sobre:

  • Alterações aos planos de cuidados de saúde (consultas, medicação, medição de sinais vitais e tratamentos);
  • Avaliações e outros registos (Registo Médico, Registo de Enfermagem, Escala de Braden, etc.).

Mais uma funcionalidade que se revela importantíssima, especialmente para a partilha de informação entre os profissionais de saúde da instituição.

9. Fotografias nos pertences

De forma a facilitar a identificação dos bens de cada utente, uma das últimas novidades do Ankira é a associação de fotografias no registo de pertences. Ou seja, agora, para além de categorizar por grupo e tipo e registar entradas e saídas, pode também anexar um registo fotográfico para melhor identificar o pertence. 

2019 foi um ano repleto de novidades e melhorias no nosso software de gestão centros de dia, lares de idosos ou serviços de apoio domiciliário. Estamos certos de que 2020 será igualmente desafiante, procurando sempre ir ao encontro das necessidades dos clientes Ankira. Experimente gratuitamente a plataforma durante 15 dias e dê-nos o seu feedback.