Close

22 Julho, 2020

Os idosos e o calor: cuidados e precauções

Os idosos e o calor: cuidados e precauções

O Verão traz boa disposição, refrescos e a possibilidade de desenvolver mais atividade ao ar livre. Mas traz também o calor, que, em demasia, pode ser perigoso para os idosos. 

Nestes meses mais quentes do ano, registam-se episódios de urgência entre a população mais velha, causados, muitas vezes, pela falta de prevenção. Estudos realizados nos Estados Unidos referem que o aumento da temperatura e o aumento das admissões hospitalares, em particular de população idosa, estão relacionados. Por isso, neste período é importante ter em mente um conjunto de cuidados a ter para evitar o aumento do número de ocorrências

7 cuidados básicos a adotar

1. Cuidar da hidratação 

Parece uma premissa básica, mas é sempre importante referi-la. A hidratação é crucial para todos, mas especialmente para os idosos. Isto porque, com o envelhecimento, o corpo vai perdendo a capacidade de manutenção hídrica. 

Não se deve esperar por sentir sede para beber água. Manter o corpo hidratado pode evitar situações como quedas – causadas por tonturas, insuficiência renal ou hipertermia. 

Para apoiar neste cuidado básico, há algumas dicas que devem ser tidas em consideração: 

  • Ter sempre água acessível, em jarros, garrafas ou máquinas dispensadoras; 
  • Quem acompanha o idoso deve ter a iniciativa de oferecer líquidos com regularidade, não esperando que seja o idoso a pedi-los; 
  • Incluir a ingestão de líquidos na rotina, por exemplo, antes e depois do pequeno-almoço e antes e depois da higiene; 
  • Diversificar dentro do possível o tipo de líquidos e tendo com consideração as preferências do idoso: chá frio, sumos naturais, água aromatizada, etc; 
  • Evitar bebidas com cafeína e álcool; 
  • Registar a hidratação de idosos mais vulneráveis, através do registo da ingestão, por exemplo. 

2. Adaptar a alimentação 

Fruta fresca, saladas e legumes da época são opções a explorar nos dias mais quentes do ano, sempre respeitando a dieta específica de cada idoso e as suas preferências. 

As refeições ligeiras são ideais para a população idosa, uma vez que permitem uma digestão mais rápida e facilitam na manutenção da hidratação. São de evitar alimentos fritos, processados, ricos em gordura ou picantes.  

3. Usar roupa leve, clara e confortável

Para evitar a absorção de raios solares, deve-se privilegiar a roupa clara, em tecidos como o como linho ou algodão. As peças devem ser leves e fluídas, evitando que se ajustem demasiado ao corpo. No caso de peças com botões, deve-se evitar abotoá-las até ao pescoço. 

O calçado também deve ser leve e arejado. Acessórios como chapéu ou óculos de sol são mais do que recomendáveis. 

4. Evitar exposição nas horas de maior calor

Não é demais relembrar que o período entre as 11 e as 16 horas é crítico no que respeita à exposição solar e extremamente desaconselhável para grupos de risco como crianças e idosos. Sabendo que a exposição solar é importante para a reposição de vitamina D, responsável pela suplementação de cálcio, ela só deve acontecer até às 11 da manhã e depois das 16 horas. Se o idoso tiver que se expor no período crítico por uma razão de força maior, deve procurar sombra, usar chapéu e óculos de sol e aplicar protetor solar antes de sair. 

5. Manter a casa fresca

Para manter a casa fresca de forma natural basta manter as portas, janelas e persianas  fechadas nas horas de maior calor e incidência dos raios solares. Se ainda assim não for o suficiente, pode recorrer a ventoinhas ou ar-condicionado. A temperatura não deve baixar dos 22 ºC, para não se tornar desconfortável. De manhã e ao final do dia, é recomendável que se voltem a abrir as janelas para arejar e refrescar a casa. 

6. Manter atividade física

Atividades físicas como caminhadas são recomendadas durante todo o ano e no verão não é exceção. É aconselhável evitar as horas de maior calor, mas isso não significa que o idoso deva estar todo o dia no interior, sem qualquer atividade física, até porque isso não é saudável. Manter uma rotina de exercício mesmo durante os dias mais quentes do ano ajuda também na manutenção de um bom sono, uma vez que com o calor, este pode sofrer alterações. Com a sensação de cansaço depois de uma boa caminhada, à noite é provável que o idoso durma melhor.

7. Vigiar a tensão arterial

O hábito de vigiar a tensão arterial na terceira idade ganha mais importância no verão, uma vez que o calor afeta diretamente este indicador, que tem tendência a apresentar valores mais baixos. Medir e registar a tensão arterial é um cuidado que deve ser diário na vida de um idoso, especialmente em dias de calor intenso. 

Idosos doentes são mais vulneráveis

Quando à terceira idade está associada uma doença cardiorrespiratória o nível de alerta em dias de calor intenso deve ser máximo. De acordo com a Direção-Geral da Saúde, os idosos mais vulneráveis são os seguintes: 

  • Doentes cardiorrespiratórios ou com antecedentes clínicos de problemas semelhantes; 
  • Doentes renais ou com antecedentes clínicos de problemas semelhantes; 
  • Idosos que tomam medicação diurética, uma vez que esta pode causar e agravar uma desidratação; 
  • Idosos obesos; 
  • Doentes com diabetes, que por terem menos sensibilidade podem ignorar sintomas de desidratação; 
  • Idosos com demência, que podem não se aperceber de um estado febril ou de desidratação. 

O que fazer em caso de insolação ou golpe de calor?

Distúrbios mais ligeiros causados pelo calor, como as cãibras, por exemplo, podem muitas vezes ser tratados com o consumo de bebidas e o descanso em ambientes frescos. Nas situações mais sérias, como insolações ou golpes de calor, é necessário pedir ajuda médica imediata. Este último carateriza-se por uma temperatura corporal muito alta, pele seca e vermelha, batimento cardíaco acelerado, dores de cabeça e náuseas. 

Enquanto aguarda a chegada de ajuda médica, quem acompanha o idoso deve procurar mantê-lo num local arejado e fresco, colocar toalhas húmidas nos pulsos e pescoço, elevar a cabeça e procurar mantê-lo consciente. No caso dos lares, as equipas devem ter a informação clínica relevante preparada para a continuidade dos cuidados. 

O verão deve ser aproveitado o melhor possível, mas com bastante cuidado, pela população idosa. Se seguir todas estas recomendações, a família ou a equipa que acompanha vai permitir ao idoso tirar o melhor partido destes dias quentes. A monitorização dos idosos e dos espaços é crucial e o Ankira é o software que pode apoiar nessa gestão, em lares de idosos e centros de dia. Experimente-o gratuitamente durante 15 dias.