Close

30 Outubro, 2019

Como reduzir a utilização de papel nas IPSS

Como reduzir a utilização de papel nas IPSS

Sustentabilidade. Esta é uma das palavras mais utilizadas nos dias de hoje. E, felizmente, cada vez mais é fácil encontrar pessoas e empresas a aplicar este conceito no seu dia a dia, em busca de um futuro melhor.

Uma das práticas mais simples de implementar nas instituições é a redução de papel. Uma prática que, além de amiga do ambiente, ajuda na redução de custos, aumento da produtividade e agilização de processos internos.

É claro que os custos com papel dificilmente serão reduzidos a zero, mas é totalmente possível reduzir drasticamente o consumo e desperdício deste material.

Neste artigo, partilhamos algumas boas práticas que vão ajudar a sua IPSS a reduzir a utilização de papel.

Substituição do livro de ocorrências físico

Na maioria das IPSS, o sistema estabelecido de transmissão diária de informação é um livro de ocorrências físico. 

Seja um registo de turno ou uma ocorrência com um utente, a informação é registada neste livro, por ordem cronológica. Muitas vezes existem ainda informações transmitidas oralmente ou através de outros registos em papel, frequentemente de forma informal.

Os sistemas de ocorrências e mensagens do Ankira, software para a gestão de prestação de cuidados a idosos, asseguram a transmissão diária de informação relevante sobre os utentes entre os colaboradores das IPSS.

Criação dos planos eletronicamente

As IPSS que utilizam o software para a gestão de cuidados a idosos Ankira conseguem também reduzir a utilização de papel associada à avaliação, planeamento e registo de intervenções da Equipa Técnica:

  • Realizar a avaliação multidimensional do idoso. A nossa plataforma disponibiliza vários instrumentos de avaliação (escalas/índices) e permite a configuração de outros instrumentos e questionários. Os técnicos das IPSS podem preencher os instrumentos no Ankira e o sistema calcula a pontuação.
  • Elaborar, monitorizar e avaliar o Plano Individual de Intervenção.
  • Elaborar e alterar o Plano Individual de Cuidados.
  • Registar, na respetiva área, os serviços prestados na área de Apoio Psicossocial, como por exemplo, a avaliação e intervenção psicológica, acompanhamento social, entre outros.
  • Registar os cuidados médicos e cuidados de enfermagem, na área de Apoio Clínico, nomeadamente as consultas, medicação, sinais vitais, entre outros. O plano e registo de intervenções em Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala e Nutrição também podem ser efetuado nesta área.

Registo eletrónico dos cuidados

As instituições que não utilizam um software para o registo de cuidados e serviços, imprimem os Planos Individuais de Cuidados para as Ajudantes de Ação Direta registarem os cuidados e serviços prestados durante a semana ou durante o mês. 

Imagine este caso: uma instituição com 50 utentes, que adote um modelo de plano semanal, terá de imprimir 50 folhas por semana, o que equivale a 2600 folhas por ano. Já no caso de adotar um modelo de plano mensal, terá de imprimir 600 folhas por ano.

Ao usar o módulo de registo do Ankira vai conseguir minimizar esse gasto na sua IPSS.

Eliminação de modelos de fichas 

A opção de registo de inscrições, candidatos e utentes disponibilizada pelo Ankira, permite que as instituições possam optar por eliminar os modelos em papel “Ficha de Inscrição”, “Ficha de Avaliação Diagnóstica”, “Lista de Bens”, “Programa de Acolhimento”, “Relatório do Programa de Acolhimento”.

Planeamento e registo das atividades 

O Ankira permite ainda que as IPSS façam o levantamento de necessidades (diagnóstico), o plano de atividades de desenvolvimento pessoal e sociocultural e o registo de presenças (participação/não participação), diretamente na plataforma.

Com todo o processo individual do utente disponível no Ankira, se utilizar a nossa plataforma, não tem de imprimir nenhum dos documentos que mencionámos ao longo deste artigo. 

Caso a sua IPSS seja alvo de uma visita de acompanhamento, em que o técnico solicite a verificação de documentos em suporte físico, tem sempre a possibilidade de imprimir apenas alguns exemplares de alguns clientes.

Veja neste estudo de caso como o MACUR – Movimento de Assistência, Cultura, Urbanismo e Recreio conseguiu reduzir a utilização de papel utilizando o Ankira.