Close

23 Julho, 2019

A importância da tecnologia nos lares de idosos

Tecnologia nos lares de idosos

A tecnologia mudou a forma como comunicamos, ouvimos música, exercitamos, fazemos compras, jogamos e muito mais. Por isso, não é surpresa que estejamos constantemente a ver as potencialidades e impacte da tecnologia no sector social, mais especificamente nos lares de idosos, casas de repouso, centros de dia e serviços de apoio domiciliário. A tecnologia nos lares de idosos aumenta a eficiência no dia-a-dia e a mobilidade das equipas, melhora a prestação de cuidados e, como resultado da maior produtividade e redução de papel, ajuda a reduzir os custos.

1. Eficiência dos processos para as instituições

A utilização de bases de dados eletrónicas tem vindo a consolidar grandes quantidades de informação, o que melhora bastante a eficiência. Os técnicos e auxiliares podem agora, facilmente e quando e onde quiserem, verificar o histórico de um utente, as suas atividades, medicação administrada, sinais vitais, ocorrências, entre outros.

Os softwares têm também desempenhado um papel importante no acompanhamento de procedimentos e no controle de despesas, o que tem reduzido a quantidade de papelada e aumentado a eficiência dos processos.

2. Redução do papel nas instituições

Através da tecnologia, os cuidadores podem aceder aos registos dos utentes de forma mais rápida e fácil, o que lhes possibilita prestar cuidados mais personalizados. 

Antes, os arquivos eram armazenados em salas ou corredores, criando grandes quantidades de papel e dificultando a localização de arquivos antigos. Hoje, a tecnologia permitiu que esses registos fossem transcritos para formatos digitais, tornando-os facilmente disponíveis.

3. Mobilidade para as equipas 

Os dispositivos móveis, como os smartphones e tablets, têm se mostrado, cada vez mais, uma importante ferramenta de trabalho para os cuidadores. A utilização destes dispositivos permite que os cuidadores possam comunicar em tempo real os registos dos dados e atividades dos seus utentes durante o turno.

4. Melhores cuidados para os utentes

Softwares para a gestão de prestação de cuidados como o Ankira têm tornado a gestão dos serviços de apoio a idosos mais simples e prática para os técnicos e auxiliares, pois permitem:

  • Registar de forma rápida e fácil os cuidados prestados;
  • Monitorizar dos cuidados prestados quando e onde quiserem;
  • Partilhar informação em tempo real.

Da maior eficiência por parte das equipas, resultam melhores cuidados para os idosos.

5. Conformidade

No que diz respeito à conformidade, existem dois pontos principais onde a tecnologia pode ajudar:

  • As ferramentas como o Ankira podem facilitar a obtenção de relatórios, mapas e indicadores necessários para as entidades reguladoras, como por exemplo, a Segurança Social.
  • As ferramentas podem permitir um controlo mais fácil e preciso relativo ao acesso a dados pessoais. Veja como o Ankira pode ajudar a sua IPSS a estar em conformidade com o RPGD.

Se ainda não experimentou a nossa plataforma para gestão da prestação de cuidados em lares de idosos, casas de repouso, centros de dia e serviços de apoio domiciliário, experimente gratuitamente durante um período de 15 dias.