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7 Abril, 2020

Ankira: Dicas para os lares em tempo de COVID-19

Software para gestão de IPSS, lares de idosos e centros de dia instrumentos de avaliação

A pandemia do novo coronavírus tem ameaçado todas as faixas etárias, mas em especial a terceira idade. Agora, mais do que nunca, é necessário fazer frente a esta crise sanitária com cuidados redobrados em lares de idosos, serviços de apoio domiciliário e outras respostas sociais. Estes são serviços essenciais e, não podendo paralisar, devem adaptar-se de forma a prevenir e controlar o contágio. 

Analisamos neste artigo como o Ankira, enquanto software de gestão destas respostas sociais, pode apoiar as instituições neste momento tão desafiante. 

Novidade: Ferramenta de monitorização de sintomas

 

Para dar uma resposta mais eficaz à prevenção e ao controlo do contágio da COVID-19 nas instituições de apoio à terceira idade, foi criada no Ankira uma ferramenta específica.  Esta nova página na plataforma permite registar e monitorizar os sintomas associados à COVID-19, tanto de utentes como de funcionários das instituições. 

O registo está também disponível na aplicação de Registo, acessível a todos os profissionais com permissões para o efeito. Todos funcionários têm a possibilidade de efetuar o registo de auto-monitorização dos seus sintomas e temperatura.

Acompanhamento de casos

O plano de contingência das instituições deve prever o procedimento a efetuar em caso de identificação, desde o isolamento até à realização das instruções transmitidas pelas autoridades de saúde. Com o sistema de ocorrências, pode criar uma nova tipologia (e.g. “Caso suspeito COVID-19”) e definir os técnicos a alertar em caso de uma nova situação. Com o sistema de tratamento, a equipa pode ir registando as informações relevantes e as ações implementadas até ao fecho.

Novidade: Ferramenta para serviço de apoio domiciliário

Verificou-se, desde o início da propagação da pandemia em Portugal um aumento de pedidos de apoio domiciliário às IPSS. Para as instituições que prestam este serviço, conseguir coordenar facilmente as equipas é mais importante que nunca. Lançámos novas ferramentas de agendamento para um planeamento simples e rápido dos funcionários que vão ao domicílio de cada utente, cruzando as suas necessidades com as disponibilidades horárias de cada colaborador.

Higienização dos espaços

O plano de higienização ganha especial importância neste momento de crise sanitária. As orientações da DGS sugerem um reforço da limpeza de superfícies, em particular as mais utilizadas pelos utentes (mesas, puxadores de portas, lavatórios, etc.), e de equipamentos reutilizáveis. Nesta ferramenta são identificadas as ações que têm que ser tomadas para limpar e desinfetar as instalações e equipamentos da instituição. É possível adaptar o plano, reforçando a desinfeção de espaços considerados mais críticos, pelo perigo de contágio. 

Os registos de higienização efetuados podem ser monitorizados, para garantir que o plano é executado.

Identificação de novos utentes

Novos utentes admitidos nas instituições devem ser testados e cumprir um período de isolamento de 14 dias. Por isso, a sua correta identificação e acompanhamento é crucial para que a sua entrada e adaptação aos espaços seja o mais tranquila e serena possível. Neste caso específico, as etiquetas de identificação de utentes do Ankira são uma preciosa ferramenta para agrupar facilmente os planos de cuidados de utentes neste período de transição. 

Partilha de informação 

Se no dia-a-dia de uma instituição a partilha de informação entre as equipas é imprescindível, em contextos delicados como o que atravessamos mais ainda. Se for necessário partilhar documentos com toda a equipa, como por exemplo o plano de contingência ou novos procedimentos, pode usar a área de Documentos.

Para comunicações mais direcionadas, para pessoas ou grupos de profissionais específicos, use o sistema de mensagens. A confirmação de leitura ajuda a assegurar que as comunicações são efetivas nestes momentos críticos.

Documentação 

 

Com as preocupações de maior importância que se revelam agora, todo o tipo de tarefas burocráticas devem ser agilizadas. Com o Ankira há várias ferramentas para ajudar a diminuir o tempo dedicado a tarefas administrativas, como gerar automaticamente contratos de prestação de serviços ou outros documentos para utentes

No caso dos funcionários, e pelo menos no período da Páscoa (9 a 13 de abril), foi imposta a limitação à circulação de pessoas para fora do concelho de residência. Embora esta restrição não se aplique a trabalhadores de instituições de apoio social no exercício das respetivas funções, estes deverão circular munidos de uma declaração da entidade empregadora que ateste este facto. A funcionalidade de geração de documentos para funcionários ajuda a agilizar a emissão destas ou de outras declarações.

Em momentos de crise e de grande preocupação não há mãos a medir para garantir a segurança e bem estar dos utentes. 

Tem outras sugestões de como podemos ajudar a sua instituição? Entre em contacto connosco.