Close

1 Março, 2024

Inclusão digital em lares de idosos: importância da tecnologia na comunicação e nas conexões familiares

equipa de lar de idosos com tablet formacao software gestão de lares de idosos

Com o avanço tecnológico e a digitalização de diferentes serviços e atividades, é muito importante garantir que os idosos acompanham, tanto quanto possível, este processo.

O aumento da longevidade é um facto e, nesta fase da vida, muitos idosos ainda enfrentam dificuldades em lidar com as novas tecnologias. Isto pode ser o resultado da falta de acesso a dispositivos eletrónicos, de saber como usá-los ou da resistência natural em relação às novas tecnologias.

A inclusão digital em lares de idosos não deve ser vista como uma imposição, mas sim como uma oportunidade de oferecer alguma autonomia aos idosos. Cada utente deve ser respeitado na sua singularidade e ter a liberdade de escolher se deseja ou não utilizar as tecnologias.

Promover a inclusão digital neste contexto é um desafio, mas também uma oportunidade de promover o envelhecimento ativo e saudável, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar dos idosos.

Desafios e soluções para a inclusão digital em lares de idosos

A inclusão digital em lares de idosos é um desafio que tem de ser enfrentado para garantir que esta tão importante parte da população não fica excluída das vantagens e oportunidades oferecidas pela tecnologia. No entanto, existem diversos obstáculos que têm de ser superados para alcançar esta inclusão.

Adaptação às necessidades dos idosos

Muitos idosos têm dificuldades de visão, audição e coordenação motora, o que pode dificultar a utilização de dispositivos digitais convencionais. Por isso, é essencial desenvolver soluções tecnológicas acessíveis e intuitivas para idosos com estas condições.

Apoio familiar e capacitação dos idosos

Muitos idosos não possuem qualquer conhecimento prévio sobre o uso de computadores, smartphones e outros dispositivos eletrónicos. É necessário que os seus familiares e cuidadores consigam dedicar algum tempo a ensiná-los a usar essas tecnologias, bem como oferecer ajuda sempre que necessário para que se adaptem e sintam seguros ao utilizá-las.

Resistência em relação à tecnologia

Os idosos podem sentir-se intimidados ou com algum receio em relação à utilização de dispositivos eletrónicos, seja por não estarem habituados ou pelo receio de cometer erros. É importante que exista um trabalho de incentivo, que mostre os benefícios que a inclusão digital pode trazer, como a facilidade de comunicação e o acesso a informações. A tecnologia nos lares de idosos assume um papel importante, também, a nível de entretenimento e estímulo cognitivo para os idosos.

A inclusão digital em lares de idosos é um processo contínuo, que exige esforços conjuntos da sociedade. Ao superar os desafios e oferecer soluções adequadas, é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos, permitindo que se mantenham conectados, informados e participativos na sociedade digital.

Benefícios da inclusão digital dos idosos

A inclusão digital traz um conjunto de benefícios que contribuem para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos idosos. Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, é cada vez mais importante os idosos serem incluídos digitalmente, para aproveitarem todas as vantagens que esta ferramenta tem para oferecer.

Comunicação com familiares

Através das redes sociais, e-mails, videochamadas e mensagens, os idosos podem manter-se em contacto com os seus familiares ou amigos. Esta comunicação constante pode ser importante para reduzir o sentimento de solidão e a sensação de isolamento que muitas vezes afetam os idosos.

Acesso a uma infinidade de informações 

Ao conseguirem aceder à Internet, os idosos podem pesquisar sobre diversos assuntos, ler notícias, aprender coisas novas e, até mesmo, fazer cursos online. Isto vai estimular a sua curiosidade intelectual e manter a mente ativa, ajudando a prevenir o declínio cognitivo e a demência.

Socialização

Nos dias de hoje, as redes sociais, por exemplo, são uma forma de encontrar pessoas com interesses em comum, reencontrar amigos ou familiares e, por que não, participar em eventos ou atividades alinhados com os interesses do idoso. 

Isto é especialmente importante para os idosos que possuem dificuldades de locomoção ou que vivem em áreas geograficamente isoladas, já que a internet possibilita a interação social mesmo à distância.

Tecnologias e recursos disponíveis para a inclusão digital de idosos

A tecnologia tornou-se uma parte fundamental do dia a dia da grande maioria das pessoas e pode ajudar os idosos a manterem-se conectados com o mundo ao seu redor, aprenderem coisas novas e, claro, divertirem-se um pouco. 

Felizmente, existem várias tecnologias e recursos disponíveis para facilitar a inclusão digital dos idosos.

Smartphones e tablets de fácil utilização

Estes dispositivos geralmente possuem interfaces intuitivas e recursos simplificados, pensados especificamente para responder às necessidades dos idosos. 

Redes sociais e aplicações de troca de mensagens

São ferramentas que permitem que os idosos se mantenham em contacto com familiares e amigos, partilhem fotos e vídeos, participem de grupos de interesse e se mantenham atualizados sobre eventos e notícias. Além disso, algumas aplicações para envio de mensagens também oferecem recursos de chamada de vídeo, o que é importante para verem os seus entes queridos.

Programas de formação

Além dos pontos anteriores, os idosos também podem beneficiar de cursos e programas de formação específicos. Muitas organizações oferecem programas de inclusão digital destinados aos idosos, nos quais eles podem aprender desde o básico, como ligar um computador ou usar um rato, até tópicos mais avançados, como navegar na internet, criar e-mails e aceder a diferentes ferramentas.

A inclusão digital em lares de idosos é um passo importante para promover o bem-estar e a qualidade de vida desta população.

Existem várias formas de promover a utilização da tecnologia nos lares. Organizar atividades para incentivar o uso de aparelhos eletrónicos de acordo com as necessidades e características de cada idoso é fundamental para esta implementação ser bem-sucedida. 

E, para tornar este processo ainda mais simples e eficaz, o Ankira apresenta-se como uma solução prática e eficiente para apoiar as equipas na gestão dos planos de cuidados de planeamento de atividades. 

Experimentar grátis