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Melhorias e funcionalidades 2021

Imagem ilustrativa do artigo Ankira “Melhorias e funcionalidades de 2021”

Em 2021, lançámos novas melhorias e funcionalidades no nosso software com o objetivo de facilitar a gestão do dia a dia nas instituições. Para além dos desafios relacionados com o plano de vacinação COVID-19, procurámos também responder às mais diversas necessidades dos utentes e dos profissionais fora do contexto de pandemia. Foi esta mesma vontade […]

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Como escolher um software de gestão de lares?

Imagem ilustrativa do artigo - Como escolher um software de gestão de lares

Escolher um software de gestão de lares, serviços de apoio domiciliário, casas de repouso ou centros de dia é uma tarefa que exige algum tempo e dedicação.  Dado o impacto que ela tem no dia a dia de uma equipa de profissionais, e o custo associado a mudar de software mais tarde, é importante escolher […]

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O Plano Individual do Idoso – Parte IV

Imagem ilustrativa do artigo Avaliação dos objetivos no Plano Individual

Avaliação e redefinição de objetivos O quarto e último artigo, desta série dedicada ao Plano Individual (PI), será sobre a avaliação e redefinição de objetivos, fase que fecha o ciclo e dá início a um novo PI. De acordo com o Manual dos Processos Chave da Segurança Social (MAPCSS), a avaliação do PI deverá englobar […]

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O Plano Individual do Idoso – Parte III

Imagem ilustrativa do artigo Implementação de Objetivos do Plano Individual do Idoso

O Plano Individual de Intervenção (PI ou PII) é uma ferramenta central, tanto em lares de idosos como em várias outras respostas sociais. Nele, a equipa multidisciplinar identifica os problemas e as necessidades de um utente, os objetivos para lhes fazer face e as intervenções para os atingir. No artigo anterior, discutimos a definição de […]

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O Plano Individual do Idoso – Parte II

definição de objetivos no Plano Individual / profissional de saúde a trabalhar no computador

O Plano Individual de intervenção (PI ou PII) é uma ferramenta central, tanto em lares de idosos como em várias outras respostas sociais. Nele, a equipa multidisciplinar define as necessidades identificadas de um utente, os objetivos para lhes fazer face e as intervenções para os atingir. No artigo anterior, abordámos a primeira fase na construção […]

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O Plano Individual do Idoso – Parte I

plano individual do idoso: avaliação diagnóstico do idoso por profissional de saúde

Sobre o Plano Individual As pessoas que atualmente frequentam os serviços de apoio a idosos caracterizam-se por apresentarem necessidades complexas, muitas vezes com dependência física, mas também cognitiva e social. Esta realidade requer uma abordagem multidisciplinar e abrangente. Os serviços procuram adaptar-se a este contexto, muitas vezes integrando mais valências na resposta, ao mesmo tempo […]

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A perda de memória nos idosos

Perda de memória nos idosos / homem com mãos apoiadas na cabeça

A dificuldade em recordar certos nomes ou eventos são alguns dos sinais mais comuns associados à perda de memória nos idosos. Porém, tanto a frequência como o contexto em que o esquecimento ocorre podem ser considerados motivos de alerta de possíveis diagnósticos de demência ou de outras doenças como Alzheimer.  De forma a determinar se […]

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Incontinência no idoso

incontinência no idoso / entrada casa de banho

“Em Portugal, cerca de 33% das mulheres e 16% dos homens com mais de 40 anos de idade apresentam sintomas de incontinência urinária – ou seja, um em cada 5 portugueses nesta faixa etária sofre deste problema. Enquanto 10% procura a ajuda do médico, os restantes escondem o problema, automedicam-se e isolam-se.” Associação Portuguesa de […]

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Ankira: Dicas para os lares em tempo de COVID-19

Software para gestão de IPSS, lares de idosos e centros de dia instrumentos de avaliação

A pandemia do novo coronavírus tem ameaçado todas as faixas etárias, mas em especial a terceira idade. Agora, mais do que nunca, é necessário fazer frente a esta crise sanitária com cuidados redobrados em lares de idosos, serviços de apoio domiciliário e outras respostas sociais. Estes são serviços essenciais e, não podendo paralisar, devem adaptar-se […]

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