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23 Dezembro, 2021

Melhorias e funcionalidades 2021

Imagem ilustrativa do artigo Ankira “Melhorias e funcionalidades de 2021”

Em 2021, lançámos novas melhorias e funcionalidades no nosso software com o objetivo de facilitar a gestão do dia a dia nas instituições.

Para além dos desafios relacionados com o plano de vacinação COVID-19, procurámos também responder às mais diversas necessidades dos utentes e dos profissionais fora do contexto de pandemia. Foi esta mesma vontade de contribuir para o bem-estar de todos que nos motivou a desenvolver diferentes ferramentas no Ankira.

Descubra todas as novidades de 2021:

Área de vacinas

O plano nacional de vacinação COVID-19 teve início no final de dezembro/início de janeiro. De forma a ajudar as instituições a gerir este processo, desenvolvemos uma nova área dedicada às vacinas, COVID-19 e não só, incluindo:

  • Calendário de vacinação;
  • Registo de dados e observações sobre a toma da vacina;
  • Possibilidade de exportação desta informação;
  • Este registo foi integrado na área de Apoio Clínico de cada utente e na página de sintomas associados a este vírus.

 

Integração de chamada de enfermeiro

Os utentes das residências sénior têm geralmente disponível nos quartos um sistema de chamada de auxílio (chamada de enfermeiro) que, conforme a solução tecnológica adotada, dispara alertas visuais e/ou sonoros para os colaboradores. 

O Ankira tem agora incorporado o registo desses alertas, através da integração feita com o Nuca eCares, um produto da empresa BCoTech. 

Todos os alertas gerados através deste sistema de auxílio são automaticamente associados ao processo de cada utente, sendo ainda possível associar anotações, gerar relatórios e exportar a informação.

 

Melhorias à funcionalidade nota de alta

A funcionalidade da Nota de Alta permite a geração e exportação rápida do documento que acompanha o utente no caso de uma situação de urgência, como uma ida ao hospital, ou a uma consulta.

Em 2021 melhorámos este documento, que passou a incluir, entre outros, a fotografia do utente, as vacinas administradas e campos adicionais do utente.

Além disso, e como cada instituição tem as suas próprias regras e formas de trabalhar, na área de configuração pode ser definido como são geradas as notas de alta, tanto no Módulo Base como na Aplicação de Registo.

 

Aplicação: sincronização

Uma das características da Aplicação de Registo é que as equipas conseguem fazer os registos dos cuidados efetuados mesmo sem ligação à internet. Estes registos são automaticamente enviados para o sistema logo que a aplicação volta a ter acesso à rede.

Nesta atualização, disponibilizámos uma nova ferramenta que permite a um utilizador sincronizar todos os utentes e dados de que necessita antes de iniciar uma jornada sem internet, por exemplo no início de um turno de apoio domiciliário.

 

Registos múltiplos com material de incontinência

A Aplicação de Registo permite registar a troca de material de incontinência de um utente, associando os artigos previstos no PIC de cada utente. Com esta melhoria, esse registo pode agora ser feito de forma muito mais rápida para vários utentes:

  • Com a caixa de seleção do período, a aplicação filtra logo os utentes com muda planeada para uma hora ou período;
  • Ao serem selecionados vários utentes, individualmente ou com o atalho “todos” , ao fazer o registo o material planeado para o período escolhido fica automaticamente registado.

 

Novo mapa de monitorização de dejeções


Uma das nossas prioridades este ano foi encontrar uma solução para apoiar as instituições e os cuidadores num problema bastante comum nas pessoas idosas: a obstipação.

Assim, criámos um novo mapa de monitorização  dos registos de dejeção, que permite visualmente e de forma rápida antecipar incidentes ou perceber tendências relacionadas com este problema.

 

Novo plano de alimentação

O plano de cuidados de alimentação pode ser bastante complexo, devido às necessidades específicas de cada utente. Em 2021 desenvolvemos um novo plano de alimentação mais flexível e com novas configurações que permite por exemplo:

  • Definir múltiplos planos simultâneos, cada um com a definição do tipo e periodicidade das refeições feitas (ou entregues);
  • Criar um plano para os dias úteis da semana e outro para o fim de semana;
  • Definir um tipo de dieta ou consistência diferente para o almoço ou o jantar;
  • Indicar mais que um local de refeição.

 

Registo de ausências

O ano de 2021 trouxe várias melhorias e novas funcionalidades associadas ao registo de ausências de utentes, com destaque para:

  • Possibilidade de associar à ausência os acompanhantes do utente, diretamente da rede familiar ou outros, por exemplo na marcação e registo de saídas;
  • Página de gestão renovada, com inclusão de estatísticas, filtros e exportação dos dados;
  • Novo registo na Aplicação de Registo.

 

Whitepaper

Sabia que foi na área da Alimentação que se verificou uma maior diminuição no número de erros no registo de cuidados através do Ankira, em comparação com os registos feitos em papel?

Este estudo foi realizado pela Universidade de Aveiro, numa instituição com lar de idosos e serviço de apoio domiciliário que fez a transição para o nosso software. São vários os benefícios associados ao registo digital, mas o essencial de um registo sem erros é sem dúvida o aumento da qualidade dos cuidados prestados ao utente e a consequente melhoria da sua qualidade de vida.

Descubra todos os detalhes fazendo download deste estudo.

 

Recursos para profissionais

A partilha de informação sobre as diversas especialidades da área de Gerontologia foi e continuará a ser uma das nossas prioridades. Com este objetivo em mente, publicámos 10 artigos sobre diversos tópicos relacionados com o bem-estar dos idosos e ainda este resumo sucinto sobre as novas melhorias e funcionalidades de 2021.

Em paralelo, procurámos também atender às necessidades das equipas técnicas através de um conjunto de artigos mais práticos. Neste ponto, destacamos estes 4 artigos sobre as fases distintas do Plano Individual, com inúmeros exemplos e dados informativos.

Os artigos estão disponíveis no nosso blog mas aproveitamos para lançar o convite para subscrever a nossa newsletter mensal e/ou para seguir as nossas redes sociais (Facebook e LinkedIn) para ficar sempre a par destas novidades. 

A nossa página de ajuda foi também sendo atualizada ao longo do ano, proporcionando uma resposta imediata a dúvidas frequentes, com instruções passo a passo para as principais funcionalidades do Ankira.

 

Melhorias gerais

Por fim, para acompanhar a introdução destas novas melhorias e funcionalidades, desenvolvemos um novo menu com um design mais simples e intuitivo. Também redesenhámos as páginas do Processo Individual para ser mais fácil alternar rapidamente entre utentes.

Entretanto 2022 já se aproxima e já estamos a preparar muitas novidades.

Se gostaria de ver implementada alguma melhoria ou de partilhar o seu feedback sobre as funcionalidades Ankira, entre em contacto connosco. Teremos muito gosto em conhecer a sua opinião.

Ainda não conhece o Ankira? Experimente gratuitamente durante 15 dias ou solicite uma demonstração.